29 de outubro de 2013

CROSSFEAR: RAIVA QUE EMANA ENERGIA

Survive Through Fear, EP de quinteto do ABC chama a atenção por unir músicas furiosas, técnicas e coesas

Por João Messias Jr.

Survive Through Fear
Divulgação
Interessante como são as coisas. Em uma entrevista para um documentário, citei, dentre outras coisas que é legal ouvir os medalhões do rock/metal, mas que é necessário olhar para a base, nos shows underground. 

Nos palcos menores, antigamente vistos como imundos e decadentes, sempre nos deparamos com grupos que ao ver o show dizemos: “Isso é do caralho”. Essa foi minha reação ao ver o CrossFear.

A banda, com três anos de vida é formada pelos experientes Thiago Barata (voz), Diego Cruz e Davi Calherani (guitarras), Rafael Correa (baixo) e Paulo Costa e a junção dos cinco elementos forma um som que possui base no thrash/death, mas que abre espaço para outros estilos, como o grind, black metal e  metalcore.

O primeiro trabalho da banda, o EP Survive Through Fear junta tudo isso eessa fusão de estilos faz com que as músicas se destacam pela dinâmica e raiva, sempre com muita variação. Esse último ingrediente se percebe na abertura do trabalho, com a faixa-título. O som seguinte, Compromise mistura vozes agonizantes/desesperadas com o sludge de grupos como Crowbar, com um peso absurdo e muitos breakdowns.

War of Ideals chama a atenção pelas guitarras grooveadas e o trampo do baixo, que deve soar muito mais intensa ao vivo e fará alguns se lembrarem da fase atual do In Flames. Scars of Life se destaca pela criatividade, com as cordas sintetizadas e muito peso. É aquela canção que cresce durante a execução, que vai ficando mais brutal e agressiva no final, com um ótimo refrão, que ficaria legal se emanado pelas torcidas de futebol.

Técnico, versátil e imprevisível, assim se define Survive Through Fear. Por causa de bandas como o Crossfear, que eu continuo escrevendo e produzindo conteúdo da cena independente, que ao contrário do que muitos pensam, produz grupos de qualidade, que precisam de um maior carinho do seu público.

Parabéns rapaziada!
www.facebook.com/crossfearbr

Nenhum comentário: