4 de abril de 2012

SAKRAMENTO: CONQUISTANDO SEU ESPAÇO

Sakramento
Foto: Divulgação
Por João Messias THE ROCKER

Recomendo a vocês que toda vez que estiverem conferindo um show gringo, que prestem atenção nas bandas nacionais, pois na maioria das vezes elas te surpreenderão, como foi o caso deste trio paulista, cuja apresentação como Open Act do Besatt em fevereiro de 2010!

Praticando um Thrash que nos faz lembrar dos lançamentos do selo Woodstock (que lançou muitas perolas do Thrash/Speed no Brasil nos anos 80), os caras emanam muita energia em suas canções, tornando-as ainda mais especiais!

Nesta entrevista feita com o trio, a banda nos contou de algumas apresentações memoráveis, os planos para 2012 e muito mais!

NEW HORIZONS ZINE: Os anos de 2010 e 2011 foram muito especiais para a banda, visto que vocês fizeram apresentações memoráveis como no Carnametal e a abertura para bandas como Death Angel e Besatt, além de ter o EP de vocês comentado em diversas publicações. O que vocês acharam desta repercussão?
Mateus: É fundamental pra nos manter de pé! Com o bom trabalho vem à repercussão, nos últimos anos nos preparamos muito bem, por mais que ainda não somos uma banda muito conhecida, a parcela que nos conhece, cobra muito, o pessoal espera muito da gente e sempre tentamos dar o nosso melhor.

Danilo: Como o Mateus disse, é nosso combustível! É a sensação de que fazemos um bom trabalho, e isso nos impulsiona a querer continuar, cobrar mais um do outro e da banda como um todo.

NHZ: Eu mesmo acabei conhecendo o som de vocês na apresentação do Besatt. Como é ter esse feedback positivo de pessoas que não conheciam a banda e não estava lá para ver o som de vocês, visto que muitas pessoas ainda tem essa mentalidade de não se interessar pelas bandas de abertura?
Mateus: É pra você ver, bons shows repercutem e chegam aos ouvidos até de quem não estava presente. Nos sentimos muito bem quanto a isso, mostra evolução. Estão aparecendo melhores oportunidades. Esperamos mais shows petardos como esse em 2012!

Danilo: Geralmente a galera vê desse jeito mesmo. Se for banda grande, o povo vai ser só a banda grande. Mas a repercussão que a gente recebe em eventos DESSE tipo é muito boa. Isso de certa forma nos passa a idéia que conseguimos obter certo destaque.

Marabiza: Realmente é algo que nos deixa muito gratos, pois temos amigos e parentes que nos dão um grande apoio, mas quando alguém que simplesmente não sabe quem somos, o que fazemos e etc. nos passa uma informação dessa, realmente nos dá uma nova luz!

NHZ: Ano passado vocês lançaram o EP Seeds of Insanity. Como está a sua divulgação com público e mídia?
Mateus: Nossa principal ferramenta de divulgação é o Facebook. Hoje é fundamental ... pode parecer estranho dizer isso mas é a realidade. Estamos conquistando muitos fãs via facebook. Fazemos uma divulgação forte por este canal e o resultado dá-se em vendas da EP.

Muitos blogs e web zines tem o EP rodando. Um ponto importante, acredito eu ser o "pico" da divulgação foi a matéria que saiu no Whiplash.net. A EP foi elogiadíssima. 

Danilo: Não só o Facebook, mas o site oficial da banda tem bastante coisa legal para a galera. Claro que as redes sociais dão um impulso bacana na divulgação e como o Mateus disse, muitos fãs conheceram a gente pelo Facebook!

NHZ: O som de vocês tem muitos elementos do Thrash 80’s, em especial das bandas que o finado selo Woodstock lançava no país como Exumer, Onslaught, entre outros, mas como vocês são um trio, não soa como uma cópia dessas bandas, dando personalidade a vocês. Esta sonoridade foi definida desde o inicio da banda?
Mateus: Na realidade não. Desde os 13 anos eu tenho facilidade em fazer músicas e nunca mirei uma diretriz. Eu simplesmente tinha algumas influências que me deixavam maluco como Explicit Hate, Kreator, Exodus, Megadeth, etc, e sentava eu para compôr e as músicas iam saindo. Os sons saíram naturalmente, com uma identidade própria muito forte, bem original. Acredito com absoluta certeza que o nosso maior trunfo é a originalidade do nosso som.
Não existe tendência alguma em nossas cabeças, os sons saem por si só!

Gosto de destacar sempre a participação do Danilo. As composições são 100% de minha autoria mas não sei se as músicas teriam o bom nível que tem se não fosse o Danilo. Ele consegue encaixar as linhas de bateria com tamanha naturalidade que parece que fazemos os sons juntos! Sem dúvida tem papel importantíssimo na nossa sonoridade.

Danilo: Eu mesmo comecei tocando Punk e Hardcore... Sempre curti Thrash, Death, Heavy, etc., mas meu background musical e “baterístico” foi bastante Punk. Outra coisa que creio dar bastante personalidade pra banda é que tentamos não soar muito “bitolados” quanto à algum estilo,ritmo, etc. Ouvimos e curtimos muito hard rock, grunge, punk, etc. e isso nos ajuda a trazer texturas diferentes, sons diferentes para a banda. Eu tento trazer um pouco dessas influências até nas nossas letras.

NHZ: Essa é para você Marabiza: outra coisa que chama a atenção é o seu estilo de tocar, que tanto na performance, como na influência, lembra Steve Harris (Iron Maiden). E falando na Donzela de Ferro, o que você acha dos lançamentos mais recentes do sexteto?
Marabiza: Sim, sim, realmente eu tenho muita influência dele, tanto na mão esquerda com algumas adaptações dos “Power Chords” na guitarra para o baixo, quanto na mão direita, pois ele é um baixista sensacional que tira um som extraordinário de seu baixo e que boa parte dos baixistas não faz hoje em dia. Com relação a presença, é algo que eu sempre fui fissuradíssimo, e acho que é algo que está implícito dentro de cada um dos bangers, pois a pessoa que toca um som das vertentes mais pesadas e não sente vontade de correr, pular,  bangear e semelhantes não está sentindo a música tocar no seu coração e alma. E os últimos trabalhos do Iron a meu ver têm saído bastante legais, é notório que não estão no mesmo pique de 30 anos atrás e isso é muito mais do que esperado também, pois eles são seres humanos, mas ainda mudando algumas coisas eles são uma banda que dá pra se reconhecer na primeira audição, pois durante toda a vida foram únicos e inconfundíveis.

NHZ: E como estamos começando um novo ano, queria saber quais lançamentos você mais gostou em 2011.
Marabiza: Para mim, o lançamento do ano, disparado em cima de todos os outros foi o “Iconoclast” do Symphony X, o som deles está mais pesado e sombrio do que nunca e ainda não esqueceram como eles eram a 15 anos atrás, o álbum “The Great Execution” do Krisiun também está muito bom, dá pra se ver que eles se mantém evoluindo, o Warbringer com “Worlds Torn Assunder” também ficou bastante legal, e o Dream Theater também  (na minha opinião) conseguiu bater nos seus dois últimos álbuns com “A Dramatic Turn of Events”.

NHZ: Vou perguntar alguns tópicos e queria a sua opinião sobre eles:
Marabiza:
  • Cena Underground: A nossa cena está passando por uns altos e baixos, há muitas bandas boas que vemos por aí, porém - devido a facilidade de se comprar um instrumento em 20x sem juros, alugar um estúdio, gravar uma demo e arranjar bares pra tocar – muitas bandas ainda imaturas e não tão competentes apareceram aos montes e muitas vezes ofuscam as bandas boas, mas isto não é de todo problema, pois felizmente estamos podendo ver as bandas que realmente estão ralando e fazem um som honesto crescer ao longo do tempo.
  • Excesso de Shows Internacionais: Isso é algo que, como tudo em excesso, acaba saturando, pra mim em particular tem sido muito bom, pois pude ver bandas como Saxon, Kreator, Testament, Judas Priest, e algumas que ainda virão como Forbidden. Mas o excesso acaba sobrecarregando muito o nosso bolso e dividindo fãs, uma vez que não se pode ir à todos. Isso faz com que bandas que teriam cacife pra tocar em lugares bem maiores acabem vindo pra cá e tocando para 2 mil pessoas, isso quando não tocam em lugares ainda menores.
  • Pessoas que reclamam da cena: A cena não é perfeita mas também não é de todo defeito, eu vejo muitos reclamarem de shows vazios e semelhantes, mas nunca os vejo comparecendo a algum show do underground pra fazer volume nas apresentações dos outros, antes de pedir presença, é bom que se faça presente, isso eu digo também quando o assunto é a venda de merchandising e qualquer coisa relacionada.
  • Álbuns e revistas Virtuais: Isso é algo que ajudou muito a divulgação das bandas do underground, pois nos ajudou a cruzar muitas fronteiras, mas ao mesmo tempo atrapalha um pouco pois quem está mais próximo se acomoda um pouco, porque muitas pessoas pensam “nem do Metallica eu compro original, porque vou comprar o de vocês?”, mas ainda assim há pessoas que nos surpreendem e nos buscam, eu mesmo já despachei Eps do Sakramento para Pernambuco, Minas Gerais, Itapecirica da Serra, Cotia e outros lugares.

NHZ: Para encerrar, quais os planos para 2012 em relação a shows e material novo?
Mateus: Tenho cerca de 10 músicas prontas e diversos riffs para lapidar! Acredito que iremos soltar algum som novo este ano. Quanto aos shows muito possívelmente faremos nossa estréia fora do Estado de São Paulo. Algumas novidades irão rolar. Acompanhem nosso web site!

Danilo: Muita ralação, muito som novo, muito show, muita porrada na orelha da galera e tudo que o povo gosta (risos)! E como o Mateus disse, vamos mostrar a barulhada pro pessoal de fora de SP também, NOS AGUARDEM!

NHZ: Muito obrigado pela entrevista! Deixe um recado para os leitores!
Mateus: Salve galera, agradeço a atenção em acompanhar a entrevista com o Sakramento! Espero vê-los em algum show por aí! Abraços!

Danilo: VALEU A TODOS pela força, apoio, carinho e compromisso com a banda. Somos eternamente gratos por toda a força que a galera vem dando e VALEU pela entrevista! See ya around, folkz!

Marabiza: Primeiramente agradecer ao Messias que mais uma vez nos tem ajudado a expandir horizontes e mostrado sua dedicação ao Underground Nacional, e a todos que lerem fica meu grande abraço, e realmente espero vê-los em algum show para tomarmos uma xícara de café! Pra quem quiser bater um papo ou adquirir nosso merchandising é só acessar nosso site e/ou nos procurar pelo facebook que os estamos esperando! Até a próxima!

Obs.: Após essa entrevista, a banda teve mudanças de formação, com a saída de Gustavo Marabiza.
Em breve tanto a banda quanto o ex integrante anunciarão novidades!

Um comentário:

Marabiza disse...

Vim aqui mais uma vez registrar meus votos de agradecimento ao João Messias!! Essa entrevista ficou muito bacana, perguntas bem formuladas e escolhidas e espero que as respostas também tenham ficado a nível rsrs Obrigado a todos que lerem, um grande abraço do Marabiza!!