6 de agosto de 2013

DEFAKTO DE FATO: NEW METAL DE QUALIDADE

“Banda andreense mostra que deve ser ouvida pelos apreciadores de rock/metal”

Por João Messias Jr.

Defakto de Fato
Divulgação
Quando se fala em new metal ao pessoal mais radical (em especial aos thrashers), as primeiras coisas que vem a cabeça dessas pessoas são repulsa e asco. Só que, independente se você músico ou escreve sobre música, essas coisas devem ser limadas do seu dicionário, pois cabe ao profissional ao menos ouvir para emitir uma opinião.

Claro que nem tudo vai acabar agradando, pois o estilo é marcado pela “ginga” vocal, cordas graves e gordas e peso artificial, mas o quinteto andreense Defakto de Fato prova mais uma vez que a música de qualidade existe em todos os sons, inclusive nesta vertente musical.

Beirando os dez anos de existência e formado atualmente por Jerê (voz), Digo e Rodrigo Gracie (guitarras), Dubaixo (baixo) e Kb$$a (bateria), o quinteto possui influências de nomes como P.O.D., Ill Niño, Rage Against the Machine e de grupos brazucas como Tihuana e Charlie Brown Jr.

Neste disquinho, um EP de oito faixas sem título,cuja capa possui uma imagem desfocada da banda e o logo, possui músicas versáteis e letras conscientes. Um exemplo do trabalho lírico é Apocalipse, que fala dos desastres que nós causamos (e continuamos causando) em nosso planeta. Já Caminhos Errados chama a atenção pelas guitarras, que parecem que conversam entre si, além dos vocais bem dosados, que se saem bem tanto nas partes rapeadas quanto nas mais pesadas, o que é digno de elogios.

Tudo perfeito, certo? Infelizmente não. A cópia do trabalho que chegou à redação veio sem o capricho que o mesmo faz por merecer. Concordo que a maioria das pessoas hoje em dia não se preocupa com esse fator estético, mas, no final das contas, se tiver que escolher entre dois trabalhos igualmente bons, com qual que você vai ficar?

Fica a dica para os próximos trampos, pois musicalmente estão prontos!

Nenhum comentário:

PASSANDO A MENSAGEM

Com influências diversas, quarteto catarinense explora em suas letras a insatisfação contra o governo e corrupção Por João Messias Jr. As pr...