13 de junho de 2007

REFLEXIONS


PERDEMOS O INTERESSE EM LER?


Há alguns meses atrás, saiu uma matéria num jornal da região do ABC, onde algumas pessoas disseram que não tinham o hábito de ler, ou que ler dava sono, quando me deparei com essa informação fiquei perplexo, mas ao mesmo tempo, conformado com o que vejo no dia-a-dia...
Vejamos, com as múltiplas tarefas (casa, esposa, trabalho, estudo), as facilidades da tecnologia (e-mails, SMS, SKYPE, etc.), entre outras tarefas, que temos que ver e analisar as coisas superficialmente (sem precisar conhecer os problemas/situações a fundo), você faz várias coisas sem se aprofundar em nada!
Uma das situações mais constrangedoras que presenciei foi no meu primeiro dia de aula na faculdade (PUBLICIDADE E PROPAGANDA), onde numa sala de quase sessenta alunos, apenas três responderam que gostavam de ler (claro que eu levantei a mão), naquela hora lembrei que isso eu já acompanhava isso desde anos atrás...
... Isso também vale para os bangers e pessoas que se dizem apoiar a cena ROCK/METAL nacional, pois vejo cada vez menos pessoas se interessarem em conhecer bandas/artistas/revistas/zines e sei lá o que mais que nos proporcione conhecimento!
Digo isso porque além dos adventos da tecnologia temos uma cena totalmente estruturada, desde as bandas, que podem lançar seus CD’S/DVD’S regularmente, revistas, que hoje temos algumas com carreiras sólidas, com boa informação e que se acha em qualquer banca de jornal, além das casas de shows que tem estrutura suficiente para proporcionarem um bom espetáculo. E veja que nossa cena ainda está se desenvolvendo comparada ao exterior!
Ou você pensa que bandas como OVERDOSE, DORSAL ATLÂNTICA, SEPULTURA, entre outras fizeram discos maravilhosos se inspirando do nada?
Elas sempre procuraram reinventar seu som buscando outras temáticas, sempre se reinventando, atualizando, visando fazer algo fora do padrão.
Ás vezes quando vou á shows procuro trocar idéias para saber o que as pessoas (que com a camisa da banda), pouco sabem, e às vezes mal sabe o que está vestindo ou o que veio assistir, e isso para mim é o fim...
... Não estou dizendo que temos de ser NERDS, mas pelo menos carregar um pouco de informação, saber o que veste, ouve, escuta, até para não ser motivo de chacota de outras pessoas, melhor ainda porque não estamos mais nos anos 80, onde se você não sabia nada, levava pancada e perdia a camisa (risos).
O que tentei passar nessas linhas foi que com a falta de interesse de ler livros, jornais, saber sobre sua banda favorita, seu time, partido político, ou outra coisa que aprecie, pode nos levar a um abismo que só prejudicarão as futuras gerações...
TEXTO: JOÃO MESSIAS

Um comentário:

new horizons disse...

Vamos visitar o blog e se possível deixar uma mensagem!
Abraços!!!