4 de fevereiro de 2020

GENIAL E AMBICIOSO

Poloneses inovam mesclando canto gregoriano em meio ao black metal tradicional



Por João Messias Jr.

Entramos naquela velha questão: ouvir bandas tradicionais ou inovadoras? Como fã assumido de thrash e hard rock (ambos da escola americana), confesso que fico na zona de conforto nesse lance de buscar por novidades. Mas, o lance de colaborar na Revista Roadie Crew,  me fez sair da zona de  conforto e ampliar o conhecimento musical.

Não vou precisar a edição, mas ao ler uma entrevista com a banda polonesa Batushka, me fez querer conhecer mais o som dos caras. E para minha grata surpresa, mais uma vez minha intuição estava certa. A resenha de hoje, o álbum Litourgiya, é o retrato disso.

Lançado em 2015, o trabalho apresenta uma mescla interessante e até então impensável de black metal com referências da música sacra, com cantos gregorianos e muitas melodias. Mas apesar dessas características, não espere por nada celestial, pois o que temos é uma música agressiva, que é repleta de intensidade e que cativa, fazendo de Litourgiya, um álbum único, que merece ser ouvido por completo. Por diversas vezes. Os pontos altos ficam por conta de Ектения IV: Милость  Ектения V: Святый вход. 

Claro, que como uma espécie de "tradição" ao estilo, já foram impedidos de se apresentarem em alguns países como a Rússia, além das recentes mudanças de formação do grupo, que geraram polêmica e confusão aos fãs,

Assim como Nexus Polaris (Covenant), Puritanical Euphoric Misantropia (Dimmu Borgir) e The Satanist (Behemoth), o Batushka crava seu lugar no quesito black metal de vanguarda.

Nenhum comentário:

PASSANDO A MENSAGEM

Com influências diversas, quarteto catarinense explora em suas letras a insatisfação contra o governo e corrupção Por João Messias Jr. As pr...