14 de fevereiro de 2014

REUNION FEST RECEBE NOVOS, EMERGENTES E GRANDES NOMES DA CENA CRISTÃ

Encontro realizado na Crash Church recebeu no último sábado as bandas Combate Vertical, Savage e Calvário

Texto e fotos: João Messias Jr.

Combate Vertical
João Messias Jr.
A Crash Church recebeu neste último sábado (8), o Reunion Fest, que reuniu grupos de estilos distintos, mas que possuem em comum as letras baseadas nas escrituras sagradas. O cast contou com os grupos Combate Vertical, Savage e Calvário. Para quem não sabe, a Crash Church, localizada no Alto do Ipiranda e oriunda da antiga Comunidade Zadoque é uma igreja destinada aos cultuadores de música underground, seja rock, reggae, rap, mas com o compromisso e a obra dedicadas a Deus por meio de suas manifestações culturais e artísticas.

Sem atrasos, às 19h15, a Combate Vertical deu início às apresentações da noite. Com pouca gente, Pêra (voz), Son (guitarra), Alan (baixo) e Fulvio (bateria) iniciaram seu set com Justiça de Deus, de seu álbum Imagem de Deus e que foi a base do set. Seguros por estarem divulgando esse disco há cinco anos, a banda soa hoje mais pesada, mas sem descaracterizar o som que conquistou muitos fãs. Prestes a lançar um novo trabalho, o quarteto mostrou aos presentes as inéditas Israel de Deus e Colina de Marte, que soam mais pesadas e com uma vibe atual, que pode alavancar a carreira da banda. 
Como tudo era cronometrado em relação aos horários, a banda encerrou o show com Sem Deus Não Dá, que contou com um solo inspirado, além de ter ganho a admiração dos presentes que estavam no espaço. Um bom começo, mas tinha mais, muito mais.

Savage
João Messias Jr.
A segunda banda, o Savage pratica um híbrido de thrash oitentista e metal tradicional, que fará a cabeça de fãs que curtem Deliverance e Bride. Formada por Junior (voz), Marcos (guitarra), Paulo (baixo) e Célio (bateria), contam com excelentes riffs, feitos por um guitarrista que é do ramo, além de linhas simples e eficientes de baixo e bateria. Como é uma banda nova, algumas coisas ainda precisam se ajustar, como algumas linhas vocais, mas isso é algo que o tempo ajeita e quando isso estiver sanado, é correr para o abraço. 

As canções de destaque da apresentação foram Awake in the Dark, mais voltada para o metal tradicional, a speed Deceiver e Be Strong, que teve seu final emendado com Silence of Heaven, mesmo som que iniciou o show do quarteto.

Calvário
João Messias Jr.
Com quase 25 anos de estrada, coube ao Calvário encerrar o evento. Fazendo um metal tradicional no melhor estilo oitentista, com bons arranjos, com peso e velocidade nos momentos certos, Adriano (voz), Areu Iommy (guitarra/voz e único da formação original), Hamilton Santana (guitarra), Rodrigo Sughayver Elias (baixo) e Zezé (bateria) mandaram músicas do seu álbum IXOYE, de 1993 como Tola Odisséia, Pacto e Tempos de Justiça, essa última destaque desta primeira parte do show. Era o momento de prestar um tributo ao maior nome do metal cristão, o Stryper e para isso, chamaram ao palco Junior (Savage) e juntos mandaram uma boa versão para To Hell With the Devil. Voltando para o material autoral, o quinteto mandou Jesus Aos Que Vivem Perdidos e encerrou o set com as “inéditas” Oculto e Arcanjos de Guerra, presentes na versão em CD do já citado álbum. Uma apresentação que fechou o evento com chave de ouro.

Encerro estas linhas agradecendo ao pessoal da Crash pela noite, só merecia ter mais gente presente, mas isso não é culpa da organização, mas sim dos ditos fãs de rock, que preferem fazer não sei o que ao invés de buscarem por novos grupos. Fica chato e repetitivo em todas as resenhas de show encerrar dessa forma, mas é sempre a mesma coisa: em shows de bandas black, thrash, cristãs sempre rola a mesma coisa. 

Algo precisa ser feito como forma de conscientização, pois um amigo disse algo que é verdade: logo o heavy metal será um estilo tão restrito quanto o jazz.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigado pela presença na Crash Church e principalmente pela resenha , que DEUS abençoe sua vida

Zezé Banda Calvário
( Baterista )

https://www.facebook.com/zeze.bandacalvario?ref=tn_tnmn

https://www.facebook.com/pages/Banda-Calvario/218272631554700?ref=hl

Melissa cmf disse...

deus abençoe vcs por estarem apoiando a cena!

PASSANDO A MENSAGEM

Com influências diversas, quarteto catarinense explora em suas letras a insatisfação contra o governo e corrupção Por João Messias Jr. As pr...