15 de abril de 2014

DEVACHAN: NO TEMPO CERTO

Andarilho, trabalho de estreia do quinteto paulista, possui letras escritas nos anos 80, que tomaram vida em 2013

Por João Messias Jr.

Andarilho
Divulgação
Às vezes, certas coisas acontecem e não conseguimos explicar e nesse caso, o tempo sempre é a melhor resposta. Já foram contados alguns casos na música e recentemente mais um entra nesta estatística. O quinteto Devachan teve seu embrião formado há 30 anos, por meio das letras de seu baixista, Daniel Dias. O tempo passou e o projeto foi refeito três décadas depois, que conta além do dono dos graves, Michael Santos (teclado), Bruno Caresia (bateria), Leandro Dias (guitarra) e Gabriel Dias (voz), sendo que os dois últimos são filhos do fundador do grupo.

O primeiro registro da banda foi um EP de seis faixas lançado  no ano passado que mostra um metal tradicional que se destaca pelos ótimos arranjos e letras que embora tenham sido escritas lá nos anos 80, permanecem atuais, como Mente em Sonhos, que fala dos ideais dos jovens, mas de uma forma poética, que dá um brilho a mais ao trabalho lírico. A canção chama a atenção pelos vocais rasgados, mas que ficaram perfeitos para o tipo de letra abordada, além de uma passagem bem curta que nos lembra grupos progressivos como Sagrado Coração da Terra.

A vibe tradicional continua em Mudança de Tempo, que conta com a participação da cantora Gabriela Policeno. Já Liberdade é quase uma balada de contornos quase épicos que possui uma bela mensagem de conscientização. O pique mais visceral retorna com a faixa-título, que é dona de uma energia gostosa e mostra ser uma música muito legal de ver ao vivo. Poetas é a chamada power ballad, que começa tem a linha principal feita pelos teclados e várias partes para cantar junto e fecha de forma positiva este primeiro trabalho do grupo.

Um trabalho competente, que nos faz lembrar das primeiras linhas escritas nesse texto, pois às vezes a melhor coisa que aconteceu ao Devachan foi esperar todo este tempo para lançar o trabalho. Pois hoje, com toda a certeza ele está sendo ouvido e apreciado por muito mais pessoas e divulgado da forma que merece: além de contar com uma bela capa e um gravação nítida, limpa e pesada.

Nenhum comentário:

PASSANDO A MENSAGEM

Com influências diversas, quarteto catarinense explora em suas letras a insatisfação contra o governo e corrupção Por João Messias Jr. As pr...