8 de maio de 2020

(R) EVOLUÇÃO GRIND

Duo brasileiro apresenta EP recheado de técnica, coesão e qualidade sonora 

Por João Messias Jr.

Quem que viveu intensamente a música extrema no final da década de 1980 em sã consciência poderia imaginar a evolução do grindcore, estilo que tem como um de seus álbuns mais emblemáticos, o clássico Scum, do Napalm Death, que apresentava músicas cruas, curtas, minimalistas, carentes de acordes, mas mesmo assim, fenomenais. 

Passados trinta e três anos desse trabalho, o estilo (assim como os estilos extremos em geral), evoluiu assombrosamente. Embora mantendo as características básicas como os vocais extremamente guturais e músicas curtas, o grind hoje apresenta técnica e coesão, que aliada a brutalidade peculiar, além de gerar bandas e músicas sensacionais, agrega a galera de outros estilos. 

Mas isso é assunto para outro dia, pois o assunto de hoje é a excelência de trampo apresentado pelo duo Goat Necropsy, que recentemente lançou seu primeiro EP, chamado Bloody and Fresh. Formado pelos experientes Vic Ferreira (vocal/bateria) e W. Johann (guitarra/baixo), os caras fazem um som que, embora tenha os quatro pés no grind, flerta livremente por outros estilos musicais, como o thrash e o death metal, fazendo deste trabalho uma obra prima, que não deve nada aos consagrados, NasumAborted e o já citado Napalm Death. 

Chopping Orgasms, faixa que abre o trabalho, dá a deixa do que escutaremos até o fim do EP, guitarras transitando entre o thrash/death/grind e vocais indo do gutural ao extremo, permeado por coesão e criatividade, o que bate aquela gana de ouvir mais e mais. 

A faixa seguinte, The Collector, apresenta andamentos lentos e bem quebrados, beirando o sludge. Já Anal Vomit se caracteriza pela velocidade e climas caóticos, enquanto Devoured by the Hounds, é bem trabalhada, sintetizando a evolução desse estilo, que hoje passa das três décadas de vida. 

Agora é aguardar os próximos passos do duo, que deixou uma excelente impressão nessa estreia! 

Nenhum comentário:

PASSANDO A MENSAGEM

Com influências diversas, quarteto catarinense explora em suas letras a insatisfação contra o governo e corrupção Por João Messias Jr. As pr...