15 de janeiro de 2014

LIBERDADE LTDA.: NOVOS CAMINHOS NO METALCORE

Quarteto brasiliense mostra um caminho mais melodioso, com climas atmosféricos e vocais mais densos

Por João Messias Jr.

Infinito Particular
Divulgação
Aconteceu com o heavy, thrash, hard, new metal e agora com o metalcore. Com o passar dos anos, as bandas vão procurando novos caminhos em seu som e nessa busca, algumas acertam o alvo e outras passam longe do objetivo.

O quarteto brasiliense Liberdade Ltda, formado por Kaio Lyra (voz e guitarra), Lucas Zampiero (guitarra), Gabriel Cantarelli (baixo) e Pedro Dantas (bateria), apostou num combo que embora possa ser classificado como um trabalho do estilo apresenta passagens atmosféricas e densas, o que dá uma cara “down” ao som, além de vocais mais melódicos e interpretativos, que em algumas passagens lembra o de Lucas Silveira (Fresno).

O EP, nomeado Infinito Particular, abre com Inferno de Dante, que evidencia as características citadas acima, além de um ótimo trabalho de bateria e riffs inspirados. Ainda falando nessa canção, não seria nenhum absurdo vê-la figurando nas rádios de música alternativa, pois possui melodias hipnotizantes e uma letra interessante, que aborda nossas questões existenciais.

Embora siga a mesma linha melancólica, a faixa que dá o nome ao disco apresenta mais peso e um clima fantasmagórico, que pode ser visto e ouvido no vídeo que a banda fez para promover o trabalho.

Os riffs, com direito a um baixão gordo, aparecem na saideira, chamada de Perdão. Essa faixa apresenta uma linha mais agressiva, que vai agradar fãs de bandas como Sonic Syndicate, embora os brasilienses façam um som mais direto e compacto.

Infinito Particular é um trabalho completo que não fica restrito a músicas legais e sim o todo. A capa, que mostra simbolicamente uma pessoa com um coração ferido, combina com o conceito sonoro apresentado, cujas mãos cheias de sangue, mostram que nossos caminhos e escolhas nunca são fáceis.

Só me resta dizer que é um trabalho surpreendente, pois dá um direto naqueles ditos “entendedores de metal”, que acham que o metalcore se restringe a grupos como As I Lay Dying e Trivium.

Nenhum comentário:

PASSANDO A MENSAGEM

Com influências diversas, quarteto catarinense explora em suas letras a insatisfação contra o governo e corrupção Por João Messias Jr. As pr...